Blog

OpenSenses

Imagem ilustrativa com várias letras espalhadas e a palavra "LEGENDA" formando-se ao centro

Legenda para Surdos

Entenda a importância de legendas para surdos e como elas podem ser eficientes na comunicação.

Este recurso conhecido apenas como legenda consiste em linhas de texto que acompanham diálogos e narrativas. Seu maior uso é na tradução de diálogos em filmes ou vídeos diversos. Na Tv ou mesmo em plataformas como Netflix ou YouTube acompanham o vídeo em sobreposição a imagem, normalmente na zona inferior do vídeo e em cores que proporcionam um bom contraste. Essa também é uma ferramenta de acessibilidade, ou seja, torna um diálogo, seja qual for o idioma, acessível para o grande publico, independente da compreensão auditiva do idioma originalmente falado, já que podem ser legendas traduzidas e podem ainda trazer mais informações do que apenas os diálogos.

Existem legendas de tipos diferentes, como a LEGENDA OCULTA ou CLOSED CAPTION, também conhecida pela sigla CC. Baseada em um sistema de transmissão de legendas via sinal de satélite. Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função para esta tecnologia, e têm como objetivo permitir que os deficientes auditivos possam acompanhar os diálogos de programas transmitidos através das emissoras, por isso coloco aqui neste post como legenda para surdos. As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica.

A CC também pode ser utilizada em locais públicos, normalmente restaurantes e lanchonetes, onde o som não pode ser escutado por todos ou o mesmo pode atrapalhar a interação entre as pessoas no ambiente.

Outro tipo de legenda para surdos, pouco conhecida pelo público, é a LSE – Legendagem para Surdos e Ensurdecidos. Este tipo de legenda além de apresentar as falas contidas no vídeo, traduz em textos informações sonoras adicionais como indicação do personagem falante, efeitos sonoros e sons ambiente, seja música ou ruídos, os efeitos sonoros normalmente são apresentados entre colchetes. Existem convenções sugeridas pelo Ministério da Cultura que devem ser seguidas dependendo do produto audiovisual que vai receber esse tipo de legenda.

Seja qual for o tipo de LEGENDA que necessite seu produto audiovisual, nós podemos fornecer para o seu projeto, evento ou exposição.

Consulte a OpenSenses.

Autor: Paullo Anaya

Revisão: Danilo Souza

Consultores OpenSenses

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Compartilhe este post:

Categorias

Nos utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante sua navegação em nossos sites, em serviço de terceiros e parceiros, ao navegar pelo site, você autoriza a Open Senses a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Politica de Privacidade.

Pular para o conteúdo