COMUM

Este recurso tão conhecido hoje por nós como legendas, são textos que acompanham diálogos e narrativas. Seu maior uso é na tradução de diálogos em filmes ou vídeos, na tv ou mesmo em plataformas como Netflix, acompanhando o mesmo em sobreposição, normalmente na zona inferior do vídeo, nada mais é que uma acessibilidade, ou seja, torna o diálogo, seja qual for a língua acessível na língua que cada um de nós compreende, uma forma de acessibilidade.

LEGENDA OCULTA ou CLOSED CAPTION

Também conhecida pela sigla CC. É um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão. Essas legendas podem ser reproduzidas por um televisor que possua função desta tecnologia, e tem como objetivo permitir que os deficientes auditivos possam acompanhar os programas transmitidos. As legendas ficam ocultas até que o usuário do aparelho acione a função na televisão através de um menu ou de uma tecla específica.

Mas este tipo de legenda são muito utilizadas também em locais públicos, geralmente restaurantes, onde o som não pode ser ouvido por todos ou o mesmo pode atrapalhar as pessoas no ambiente.

LSE - LEGENDAGEM PARA SURDOS E MUDOS

Outro tipo de legenda pouco conhecida pelo público, principalmente pelo seu nome é a LSE - Legendagem para Surdos e Ensurdecidos, esta legenda além de apresentar as falas contidas no vídeo, ela exibe informações adicionais como indicação da personagem falante e efeitos sonoros e sons ambiente, seja música ou ruídos, e geralmente aparece entre colchetes. Existem convenções sugeridas pelo Ministério da Cultura que devem ser seguidas dependendo do produto audiovisual.

E seja qual for a LEGENDA que necessite, em conteúdos gravados ou ao vivo, nós fornecemos para o seu projeto, evento ou exposição.